CARO LEITOR: PARA OUVIR OS VÍDEOS, DESLIGUE O PLAY-LIST NO RODAPÉ DA PÁGINA. NAVEGUE COM A. M. O. R.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Humanos NÃO são carnívoros


A pergunta começa de uma forma simples e direta: “Quando você vê um animal morto na estrada, você fica tentado a parar para um ‘lanchinho’?” A visão de um pássaro morto faz você salivar? Você sonha em matar vacas com suas próprias mãos e comê-las cruas? Ao ver as duas fotos abaixo, qual a sua reação? Repugnância ou salivação?

                 Acidente com porcos               Ovelha morta na estrada

Se você respondeu não todas as questões e se sentiu repugnado com as fotos, então PARABÉNS – você é um ser humano herbívoro normal – goste da ideia ou não. A constituição humana não é carnívora. Humanos não têm as características físicas e nem os instintos dos carnívoros que os levam a matar animais e devorar suas carcaças.

Agora, leia abaixo os dados técnicos que vão te surpreender e fazer você pensar duas vezes antes de achar que você é um ser humano carnívoro.

FISIOLOGIA HUMANA



Biologistas têm estabelecido que animais que têm as mesmas características físicas também compartilham de uma mesma dieta. Comparando a anatomia de carnívoros com a nossa própria anatomia, fica mais do que claro que nós não fomos feitos para comer carne.

DENTES E UNHAS

Para iniciarmos o contraste entre a fisiologia dos humanos com os seres carnívoros, comece no início do sistema digestivo. Dentes, unhas e estrutura da mandíbula indicam que a natureza pretendeu que os seres humanos comessem uma dieta baseada em plantas. Eles têm unhas muito menores e menos agressivas do que os animais carnívoros e dentes “caninos” (caninos somente no nome...) pateticamente menores. Em contraste, os carnívoros compartilham de garras afiadas e dentes caninos grandes capazes de cortar carne.

“Embora os humanos pensem que sejam e agem como carnívoros, não somos carnívoros naturais. Quando matamos os animais para comê-los, eles acabam nos matando porque sua carne, que contém colesterol e gordura saturada, não deveria ser ingerida por humanos, que são herbívoros naturais" (William C. Roberts, M.D., editor, American JournalofCardiology).

As mandíbulas dos carnívoros movem-se somente de baixo para cima, o que faz com que eles cortem grandes pedaços de carne de sua presa e a engulam por inteiro. Humanos e outros herbívoros conseguem mover suas mandíbulas para cima e para baixo e também de um lado para o outro, um movimento que os permite a mastigação de comidas fibrosas e plantas. Carnívoros não têm molares achatados. Se humanos fossem projetados para comer carne, teriam os mesmos tipos afiados de dentição e as garras dos carnívoros. Ao contrário, sua estrutura mandibular, os molares achatados e a falta de garras indicam que não fomos projetados para comer carne.

Dr. Richard Leakey, um renomado antropologista, resume desta maneira:

Você não pode cortar carne com suas mãos. Nossos dentes de trás não servem para cortar carne. Nós não temos dentes caninos grandes e não teríamos como lidar com fontes de comida que necessitassem destes grandes caninos”.

ACIDEZ ESTOMACAL

Após usar suas garras afiadas e dentes para capturar e matar suas presas, carnívoros engolem sua comida por inteiro, confiando em seus sucos gástricos extremamente ácidos para fazer a maior parte do trabalho de digestão. A acidez do estômago dos carnívoros, na verdade, é quem faz os grandes trabalhos de digerir a carne e matar as bactérias perigosas, bactérias estas que poderiam adoentar ou matar o carnívoro.

Nossos ácidos estomacais são muito mais fracos porque ácidos fortes não são necessários para digerir comida já pré-mastigadas, como frutas e vegetais. Comparando os ácidos dos carnívoros com herbívoros, fica óbvio que os humanos se encaixam na segunda categoria. Os humanos podem cozinhar a carne para matar um pouco das bactérias e facilitar na hora de mastigar, mas fica claro que os humanos, diferentemente dos carnívoros, não foram designados para digerir carne.

COMPRIMENTO DO INTESTINO

Evidências de nossa natureza herbívora também são encontradas no tamanho de nossos intestinos. Carnívoros têm um sistema intestinal e cólon que permitem a passagem da carne de forma relativamente rápida, antes que a carne tenha alguma chance de apodrecer e causar doenças. Humanos, por outro lado, têm sistema intestinal muito mais longo que dos carnívoros. Assim como outros herbívoros, intestinos longos permitem que o corpo leve mais tempo para “quebrar” fibras e absorver os nutrientes de uma dieta de um não carnívoro.

O longo sistema intestinal humano é um fato de alto risco para aqueles que comem carne. As bactérias na carne acabam tendo tempo de sobra para se multiplicar durante a longa viagem pelo intestino, e a carne começa a apodrecer enquanto ainda passa pelo intestino. Muitos estudos também mostraram que a carne causa câncer de cólon em humanos.

Comparando a nossa anatomia fica ilustrado o fato de que o corpo humano foi construído para se basear em uma dieta vegetariana. Humanos não têm absolutamente nenhuma das características distintas anatômicas que os carnívoros, ou até mesmo onívoros naturais, têm.

Agora veja o quadro abaixo (“The ComparativeAnatomyofEating”, do Dr.Milton Mills ), que compara as características típicas dos carnívoros, onívoros, herbívoros e humanos. Note as semelhanças de nossas características em relação aos herbívoros:

MÚSCULOS FACIAIS
CARNÍVOROS: Reduzidos, para permitir uma abertura maior
ONÍVOROS: Reduzidos
HERBÍVOROS: Bem desenvolvidos
HUMANOS: Bem desenvolvidos

MASTIGAÇÃO
CARNÍVOROS: Nenhuma; engole comida por inteiro
ONÍVOROS: Engole comida por inteiro e/ou a esmaga
HERBÍVOROS: Mastigação extensiva necessária
HUMANOS: Mastigação extensiva necessária

MOVIMENTAÇÃO DA MANDÍBULA
CARNÍVOROS: Cortante; Movimentação mínima para as laterais
ONÍVOROS: Cortante; Movimentação mínima para as laterais
HERBÍVOROS: Boa movimentação lateral e de cima para baixo
HUMANOS: Boa movimentação lateral e de cima para baixo

SALIVA
CARNÍVOROS: Não há enzimas digestivas
ONÍVOROS: Não há enzimas digestivas
HERBÍVOROS: Enzimas digestivas de carboidratos
HUMANOS: Enzimas digestivas de carboidratos

DENTIÇÃO (INCISIVOS)
CARNÍVOROS: Curtos e pontudos
ONÍVOROS: Curtos e pontudos
HERBÍVOROS: Achatados, grandes e em forma de espada
HUMANOS: Achatados, grandes e em forma de espada

DENTIÇÃO (CANINOS)
CARNÍVOROS: Longos, afiados e curvados
ONÍVOROS: Longos, afiados e curvados
HERBÍVOROS: Curtos e não afiados/ou longos (para defesa)/ ou nenhum
HUMANOS: Curtos e não afiados

DENTIÇÃO (MOLARES)
CARNÍVOROS: Afiados, cortantes e em formato de lâmina
ONÍVOROS: Lâminas afiadas e/ou achatadas
HERBÍVOROS: Achatados com elevações VX camada complexa
HUMANOS: Achatados com elevações nodulares

ACIDEZ ESTOMACAL (Quanto maior o valor de pH, menor a acidez)
CARNÍVOROS: Menor ou igual à PH de 1 com comida no estômago
ONÍVOROS: Menor ou igual à PH de 1 com comida no estômago
HERBÍVOROS: PH de 4 ou 5 com comida no estômago
HUMANOS: PH de 4 ou 5 com comida no estômago

SISTEMA INTESTINAL
CARNÍVOROS: De 3 a 6 vezes maior que o comprimento do corpo
ONÍVOROS: De 4 a 6 vezes maior que o comprimento do corpo
HERBÍVOROS: De 10 até 12 vezes maior que o comprimento do corpo
HUMANOS: De 10 até 11 vezes maior que o comprimento do corpo

UNHAS
CARNÍVOROS: Garras afiadas
ONÍVOROS: Garras afiadas
HERBÍVOROS: Unhas achatadas ou casco sem garras, sem pontas
HUMANOS: Unhas achatadas

SUOR
CARNÍVOROS: Suam pela língua
ONÍVOROS: Suam pela língua
HERBÍVOROS: Suam pela pele
HUMANOX: Suam pela pele

Para aqueles que não entendem a diferença entre comer animais e comer plantas e vegetais:

Tudo na natureza está conectado e devemos considerar, portanto, que cada objeto ou ser vivo tem sua identificação natural própria. Assim como um verme come um corpo em putrefação ou um tigre caça um coelho, um ser humano come frutas ou vegetais. Cada um dentro da sua natureza. O tigre não está cometendo nenhum pecado nem ato brutal dentro da cadeia alimentar da qual ele faz parte. Ilógico seria ver um coelho comendo um tigre ou um cavalo comendo um elefante. Eles seguem a natureza deles como herbívoros comendo cenoura, capim, etc. Como a natureza do homem não é carnívora, quando ele come carne, está invadindo a natureza de outras entidades vivas, causando um desequilíbrio na harmonia universal em que deveríamos viver. Algumas pessoas podem argumentar que se oferecerem um pedaço de carne a um macaco ou a um ser humano, eles poderão comer a carne. Mas se você oferecer alguma fruta a um tigre ou a um cachorro, talvez eles também comam e nem por isso eles mudaram a natureza carnívora deles (é até capaz do tigre, junto com a fruta oferecida por você, comer também a sua mão!).

Mais um motivo para entender a diferença das plantas e dos animais: Hoje em dia, não há razão para acreditar que as plantas sentem dor, já que carecem de um sistema nervoso central, extremidades nervosas e cérebro. Teoriza-se que a razão principal pela qual os animais têm a habilidade e experimentar dor é como forma de defesa própria. Se você toca algo que vai te causar dor, aprenderá com a dor e deixará em de tacá-lo no futuro. Já que as plantas não podem se mexer e não têm a necessidade de aprender a evitar certas coisas, esta sensação seria supérflua.

Desde o ponto de vista psicológico, as plantas são completamente diferentes dos mamíferos. Diferentemente de partes do corpo do animal, muitas plantas, vegetais e frutas podem ser colhidas sem resultar na morte da planta ou árvore.

Se a preocupação voltar-se ao impacto da agricultura vegetal no meio ambiente, uma dieta vegetariana continua sendo preferível ao invés de uma dieta baseada em carne, porque a maior parte dos grãos e legumes criados hoje em dia é utilizada como alimento para gado. Ao comer vegetais diretamente, ao invés de comer animais, como vacas que consumem 16 quilos de vegetação para 1 kg convertido em carne, uma pessoa está salvando muito mais vidas de plantas e destruindo menos a terra.
______________________________

Fonte: http://vivaosanimais.com.br/vivaosanimais/page.aspx
- http://sementesdasestrelas.blogspot.com.br/2015/07/nao-somos-carnivoros.html#sthash.HZaNIaks.dpuf

Ilustrações: Blog Alma Céltica

VEGETARIANO CONVICTO