CARO LEITOR: PARA OUVIR OS VÍDEOS, DESLIGUE O PLAY-LIST NO RODAPÉ DA PÁGINA. NAVEGUE COM A. M. O. R.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

A ALQUIMIA DO BODHISATTVA – XXXIV


MICHAEL BY DR. MARTIN SJ

Dr. Martin SJ é professor e antropólogo que exerce atividade na China e em Hollywood.
__________________________________

No decorrer do julgamento Jackson vs. AEG, notícias sobre os lucros póstumos de Michael Jackson apareceram com frequência. Recentemente, o Cirque du Soleil estreou "Michael Jackson One" em Las Vegas, uma cocriação com o Espólio de Jackson. Enquanto isso, a turnê recordista do Cirque, "Michael Jackson The Immortal World Tour", já levou cerca de $300 milhões de dólares desde que iniciou, em 2011. Conforme o quarto aniversário de morte se aproxima, Jackson sem dúvidas continua uma máquina de fazer dinheiro.

Mas o Rei do Pop deu ao mundo mais do que entretenimento e escapismo: ele também ofereceu caridade e compromisso civil.

"Rei de Copas” (corações) foi o nome que um fã chinês, da província de Guangzhou, lhe descreveu.

Humanitário notável, Jackson permanece no Livro Guinness dos Recordes Mundiais como o pop star com mais contribuições de caridade (trinta e nove instituições). Ele gravou singles de caridade como "We are the World" e doou lucros de múltiplas turnês mundiais pra caridade. 


O falecido Jackson de fato emergiu como uma plataforma global para a filantropia.

Estimulados pela morte prematura de Jackson, aos 50 anos, fãs da Ásia à África fazem doações em seu nome e se associam a caridades e organizações sem fins lucrativos para cumprirem os objetivos de Jackson de ampliar conhecimento a respeito do meio ambiente e fornecer caridade para os pobres e doentes.

Eu testemunhei em primeira mão a habilidade de Jackson de inspirar quando fui a um tributo de fãs em Guangzhou, China, em 2011. Durante a inauguração da escultura do Rei do Pop, fãs juntaram um montante para a UNICEF. Surpreendentemente, ouvi muitos fãs chineses dizerem que preferem assistir vídeos da filantropia de Jackson - visitando hospitais e distribuindo presentes a vítimas de queimaduras e de câncer em suas turnês - mais do que suas performances.

Fãs de Pequim levaram as mensagens de Jackson sobre o meio ambiente para as ruas. No primeiro aniversário da sua morte, eles organizaram uma "marcha das bicicletas verdes" em meio a cidade altamente poluída para ceder conhecimento sobre toxinas e encorajar a redução das emissões dos carros. Vestindo camisetas de Jackson e luvas brilhantes, fãs pedalaram ao redor da cidade ao som de músicas de Jackson provenientes de caixas de som e carregando placas como esta que proclamavam em inglês e chinês: "Proteger o meio ambiente começa com você -- Eu Coração MJ".

Fãs chineses continuam a seguir o exemplo de Jackson, levantando dinheiro para crianças doentes. Alguns fãs veem que, devido à exposição de mensagens de Jackson a respeito do meio ambiente e caridade em suas letras e clipes, eles próprios se sentem mais informados sobre conservação de energia, reciclagem e preservação da vida selvagem.

Existe também a organização americana Um Milhão de Árvores Para Michael (A Milion Trees for Michael), sem fins lucrativos, que se associa à American Forests. A comunidade planta árvores ao redor do mundo em nome de Jackson. O site deles afirma "estamos comprometidos a carregar a mensagem de Michael... Nosso objetivo é criar um 'Memorial de Florestas Michael Jackson' no maior número de países possível, em cada continente, já que Michael era apaixonado por todo o mundo."


A fundadora Trisha Franklin revela que ela foi incentivada pelas letras de Jackson e o que foi dito para salvar o mundo em seu póstumo filme-show, 'This Is It', e quis colocar este pedido em ação.

Em junho de 2013, a comunidade AMTFM já plantou 26.922 árvores em nome de Michael Jackson com contribuições da comunidade internacional de fãs.

Outro projeto o qual fãs de Jackson contribuem é a construção de um orfanato na Libéria, África, chamado "Everland". Iniciado em 2011, o projeto ajuda crianças da Libéria e Costa do Marfim (Nota do BLOG: hoje também no Haiti) que estão sem teto ou órfãs da guerra civil e doentes. A Everland é organizada pela “Michael Jackson's Legacy”, uma organização anglo americana.  


A MJL foi fundada por Dee, que se tornou órfã ainda criança e, de acordo com o site, "credita Michael por fazê-la superar a infância traumática e, depois, por instigá-la com um compromisso e dedicação de ajudar os menos favorecidos." Em junho de 2013, fãs de trinta e um países já doaram $49.471 para a Everland.

Aparentemente, o reino do entretenimento fornece uma rota alternativa para o compromisso civil, como Henry Jenkins, da Universidade da Califórnia, já relatou. O professor Jenkins estuda a Harry Potter Alliance, uma organização sem fins lucrativos que usa temas da franquia Potter para alcançar os jovens e encorajar justiça social na vida real. O site da HPA diz "para delegar nossos membros para agir como os heróis que eles amam por um mundo melhor."

A HPA mobiliza fãs para levantar dinheiro para o desastre no Haiti, doar livros para projetos de literatura e levantar fundos para civis em Darfur.

Para deixar claro, filantropia não consegue preencher totalmente questões estruturais de desenvolvimento ou desigualdade. Assim como cidadãos preocupados, queremos que os jovens se tornem envolvidos em cuidados pelo planeta e pelo povo. Meus alunos estão interessados no trabalho da HPA e intrigados pelas possibilidades da filantropia de fãs. Filantropia de fãs, neste caso, pode ser uma poderosa ferramenta para compromisso civil e mudança social.
___________________________________

Fonte: http://www.opednews.com/articles/From-Asia-To-Africa-The-K-by-Sylvia-Martin-130611-529.html
Tradução: MJFanForum