CARO LEITOR: PARA OUVIR OS VÍDEOS, DESLIGUE O PLAY-LIST NO RODAPÉ DA PÁGINA. NAVEGUE COM A. M. O. R.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

DEFICIENTE CÍVICO


Disabled Civic 


Não, amigos, eu não digitei errado; é deficiente cívico mesmo. Aquelas pessoas que não apresentam deficiências físicas, mas têm em abundância deficiências morais. Infelizmente, pela inversão de valores de que fomos acometidos, o mundo está abarrotado de deficientes cívicos.

Mas o que caracteriza um deficiente cívico? Que cara tem esse personagem que passa quase despercebido na sociedade porque, hoje, ele é maioria. Observe ao seu redor, ou dentro de você mesmo, e reconheça um deficiente cívico.


- Não obedece sinal de trânsito, principalmente de pedestres;
- Não respeita vagas de deficientes físicos;
- Não respeita os bancos reservados nos meios de transporte;
- Só da lugar a idosos, grávidas ou deficientes físicos - muito a contragosto - se estiver no banco reservado;
- Quando de carro ou moto, não pára em sinal de pedestre, muito menos dá passagem quando não há farol na faixa;
- Coloca em risco a saúde e a integridade alheia, dirigindo bêbado, por exemplo;
- Suborna o guarda de trânsito para não ser multado;
- Fura fila na maior cara-dura;
- Joga lixo na rua;
- Não dá bom dia, não diz obrigado, não pede desculpas;
- De mochila nas costas, acha que só tem ele no mundo;
- Compra ou rouba gabarito de prova;
- Tosse e boceja no rosto das outras pessoas;
- Coloca os pés nos bancos onde outros irão se sentar;
- Senta-se com as pernas abertas, ocupando um banco e meio e impedindo o outro de se sentar;
- Ouve som no último volume como se o mundo inteiro tivesse obrigação de gostar das músicas que ele gosta;
- Bate portas e janelas;
- Gasta todo o seu tempo olhando o defeito dos outros;
- Invejoso, não reconhece a capacidade do outro e ainda não perde a oportunidade de "puxar o tapete" pro outro cair;
- Tá sempre de mau humor, espargindo energia negativa ao seu redor;
- É ingrato por natureza...

Nós ainda precisamos de uma droga de Declaração de Direitos Humanos, Estatuto do Menor, Estatuto do Idoso, Códigos de Ética... para que nos sintamos "obrigados" a nos comportar como gente, caso contrário, nós nos comemos uns aos outros...

Enfim, eu poderia esticar essa lista de venenos sociais quase infinitamente. Mas já deu para perceber do que eu estou falando, não é? E eu não me isento de ser um deficiente cívico não... Tenho muitos defeitos, mas estou numa luta ferrenha para me livrar deles enquanto há tempo. Não é nada fácil, mas também não é impossível.

Para esse tipo de deficiência não há remédio alopático nem homeopático. Os únicos remédios são humildade, determinação e espelho...


Eis aí o meu Espelho!